julho 04, 2005

" Porque a água é tão importante?


agua12.JPG

Basta lembrar que sem água não há vida. Ela participa e é essencial em todos os processos metabólicos vitais para o organismo. Para tirarmos energia dos alimentos que comemos e, conseqüentemente, nos mantermos vivos, é necessário haver água.

No verão, por causa do aumento da temperatura ambiente, é importante que se tenha um cuidado maior com a hidratação do corpo, pois a perda de água pelo organismo torna-se maior. Com uma boa alimentação e ingestão de líquido regular, a desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada.

O organismo de uma pessoa adulta, em condições normais, perde em média 2,5 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina, fezes e na perspiração (perdas de água, na forma de vapor, pela pele e pulmão que não são percebidas). Portanto, é necessária a reposição diária de 2,5 litros de água, considerando-se toda a água ingerida pura ou na forma de alimentos, tanto sendo líquidos quanto sólidos.

Desta forma, todos os alimentos, estejam eles em forma líquida ou sólida, contribuem de alguma maneira para fornecer água ao organismo. Em termos gerais, considera-se que aproximadamente 1 litro de água é fornecido ao organismo pela alimentação em geral, somando-se já a água gerada pelos processos metabólicos necessários à própria utilização dos alimentos. Com isso, temos uma necessidade diária de, aproximadamente, 1 litro e meio de água por dia, que deve ser fornecida ao organismo além dos alimentos, podendo ser ingerida pura ou na forma de sucos, chás, caldos, sopas, etc.

E para quem pretende apanhar mt sol durante o verão, não esquecer: muita água e boa alimentação. Reduza ao máximo o consumo de gorduras, frituras e carnes gordas, abuse das saladas, consuma bastante frutas, mas não se esqueça de algumas fontes importantes de proteínas e minerais, como carnes, leite, queijo, feijão, que sempre devem estar presentes, mesmo que em quantidades menores. Dê preferência aos alimentos pobres em gordura e prepare as refeições com pouco óleo e sem exceder nos temperos.


Posted by godoia_123 at julho 4, 2005 09:29 PM
Comments

Obrigado pelos ensinamentos sobre a agua. Pensando bem, eu nunca bebo agua. Não me perguntes porque, mas é realmente verdade. Um beijo

Posted by: zeca at julho 7, 2005 08:30 PM

Passei para deixar uma beijoca! E dizer que estou quase quase de férias!!! Jocas

Posted by: panpanisca at julho 13, 2005 10:11 PM
Comentário









Lembrar-se de mim?